Critérios de avaliação

Para avaliar os vinhos publicados no blog, quis utilizar um método simples, já utilizado por diversos enófilos e complidado de forma bastante objetiva pela enófila Gabi Sousa do blog In Vino Veritas!, que eu também recomendo. Os vinhos avaliados receberão uma pontuação de 1 a 5 taças, conforme demostrado abaixo. As avaliações e opiniões publicadas são pessoais e meramente ilustrativas, sem a utilização de técnicas adotadas em degustações e concursos internacionais, e sem favorecimento a qualquer importadora e/ou vinícola.

  • 1 taça: Vinho RUIM. Vinho sem as características típicas dos varietais e sem nenhum atrativo ou perspectiva de melhora, podendo apresentar sinais de adulteração ou defeitos na vinificação.

  • 2 taças: Vinho REGULAR. Vinho sem sinais evidentes de defeitos na vinificação, mas sem grandes atrativos, não estimulando, na maioria dos casos, uma nova degustação.

  • 3 taças: Vinho BOM. Vinho sem defeitos, para degustações despretensiosas ou para consumo diário. Correto, equilibrado, e de preço justo.

  • 4 taças: Vinho MUITO BOM. Vinho elegante, equilbrado, claramente bem produzido e que expressa não só os varietais/assemblage, como também o cuidado do produtor/enólogo na sua elaboração. Independente do preço, vinho de características superiores.

  • 5 taças: Vinho EXCELENTE. Vinho de qualidade indiscutível, com características excepcionais que o diferenciam do grupo de vinhos muito bons, independente do seu preço.

É importante ressaltar que o preço é um critério que não será considerado na atribução da nota dos vinhos avaliados, podendo haver vinhos classificados como EXCELENTE e que custam R$ 50, como outros que custam diversas vezes este valor.

Ótima compra!

Receberão o selo abaixo, que o classifica como uma ”Ótima compra!”, aqueles vinhos que entregarem um produto diferenciado pelo que custam, apresentando uma excelente relação preço-qualidade, independente do seu valor absoluto. Para receber este selo, os vinhos terão que ser avaliados entre BOM e EXCELENTE.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s