Viña Borgia 2011: 100% garnacha de excelente custo benefício!

O vinho desta semana foi realmente uma grata surpresa. Fui a loja da World Wine comprar uma  garrafa do seu irmão mais velho, o Borsao Selección, que frequentemente recebe boas críticas da mídia especializada, e acabei levando também este Viña Borgia 2011, produzido pela Bodegas Borsao na ainda pouco conhecida (pelo menos no Brasil) região de Campos de Borja, Espanha. Vinho feito com 100% de garnacha, uma oportunidade de sair da cabernet ou merlot, e me convenci a pagar R$ 36 reais pela garrafa e arriscar. Quem sabe não tinha aí mais uma boa alternativa de vinho para consumo diário?

A região de Campos de Borja, também conhecida como império da garnacha, está localizada no distrito de Aragon, província de Zaragoza, e tem cerca de 68% da sua superfície plantada com esta uva, sendo o restante composto de tempranillo com 12%, e outras em menor quantidade, tais como mazuela, cabernet sauvignon e merlot. Os vinhedos mais velhos desta denominação são do ano 1.145 e mais de 2.000 dos 5.000 hectares de garnacha tem entre 30 e 50 anos de idade.

As vinhas utilizadas neste Viña Borgia tem entre 10 e 15 anos e o vinho não passa por madeira. De cor violeta escura, apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, com destaque para cerejas e framboesas, que se repetem na boca. Tem boa estrutura e final persistente e bastante agradável, que me convidou ao próximo gole. Uma excelente alternativa aos chilenos e argentinos nessa faixa de preço, em um vinho sem exageros.

Outra agradável surpresa foi que, ao pesquisar um pouco mais sobre este vinho hoje, descobri que ele já foi eleito pela Wine Spectator como “melhor compra da semana” diversas vezes, além de também ter sido elogiado pelos críticos Robert Parker e Stephen Tanzer, o que mostra incrível consistência para um vinho que nos Estados Unidos custa entre 6 e 9 dólares! Bem, se alguém quiser provar, quem traz é a importadora World Wine ao custo de R$ 36 reais por garrafa. Santé!

Classificação: Muito bom e Ótima compra!

Viña Borgia

O vinho: Viña Borgia 2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s