O vibrante Saint Clair Pioneer Block 18 Sauvignon Blanc 2010

O almoço era na casa do grande amigo José Pascásio, que iria preparar uma das suas muitas especialidades, spaghetti alle vongole, feito com vôngoles frescos, que ele só compra de um mesmo lugar em Alphaville. Pensei logo em um sauvignon blanc, daqueles bem frescos e minerais, e na Nova Zelândia, país onde essa uva se dá tão bem e nos fornece vinhos maravilhosos. Escolhi então o Vicar’s Choice, produzido pela Saint Clair Family Estate e importado pela Grand Cru (R$ 79 por garrafa), que se encaixa perfeitamente nessas características, e seria uma excelente companhia à nossa massa. A Saint Clair Family Estate pertence a Neal e Judy Ibbotson, viticultores desde 1978 na região de Marlborough, que vendiam suas uvas a empresas locais, mas em 1994 decidiram produzir seus próprios vinhos.

Bem, eis que quando chego a loja do St. Marché em Moema, vejo que o seu irmão mais velho, o Pioneer Block 18 Snap Block, produzido em uma pequena parcela de vinhedo único e que geralmente custa em torno de R$ 105, estava em promoção pelo mesmo preço do caçula. Não tive dúvidas e levei o Block 18, que não só confirmou a qualidade dos vinhos dessa vinícola premiadíssima, mas também encantou a todos os presentes, eu incluso.

O vinho é vibrante. De coloração amarelo palha, traz uma explosão de frutas tropicais no nariz, com notas de maracujá, melão e boa mineralidade. Na boca é extremamente fresco, com excelente acidez, confirmando os aromas tropicais e o toque mineral. Com 13,0% de álcool, não tem passagem por madeira. A harmonização com vôngoles? Ficou perfeita… E olhe que ainda existem mais duas linhas de vinhos, a Saint Clair Premium e a Saint Clair Reserve, produzidas com uma variedade enorme de uvas, mas pouco presentes aqui no Brasil.

Classificação: Muito bom

Santé!

Saint Clair Pioneer Block 18

O vinho: Saint Clair Pioneer Block 18 Sauvignon Blanc 2010

3 respostas em “O vibrante Saint Clair Pioneer Block 18 Sauvignon Blanc 2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s