Vignalta Arquá 2007, uma verdadeira joia do Vêneto

O vinho de hoje é produzido pela Vignalta, vinícola fundada em 1980 por Lucio Gomiero, que chegou a conclusão, após anos degustando grandes vinhos bordaleses, de que qualquer vinho que Pomerol produzisse, ele também poderia produzir com a mesma qualidade. Isso porque a denominação de origem controlada Colli Euganei compartilha da mesma latitude de Bordeaux, não sendo surpresa, portanto, que uvas francesas como merlot e cabernet sauvignon tenham se adaptado bem ao local e consigam mostrar todo o seu potencial. Situada no Vêneto, a poucos quilômetros da cidade de Pádua, a região possui solos vulcânicos que resultam em vinhos com personalidade e características únicas.

A propriedade é composta de 123 acres plantados principalmente com merlot, cabernet sauvignon, cabernet franc, chardonnay, pinot bianco e moscatel, quase todos virados para as colinas da região. Dos 40 produtores de Colli Euganei, a Vignalta é um dos únicos que diversifica a sua produção, aproveitando todas as características do terroir local. A pinot bianco da vinícola dá origem a um branco de mineralidade surpreendente, enquanto a moscatel produz o delicioso Fior d’Arancio, considerado um dos 10 melhores do mundo produzidos com essa uva.

Mas hoje vamos falar do potente e elegante Arquá 2007, um corte de merlot (80%) e cabernet sauvignon (20%), que ganhou esse nome por ser produzido na comuna de Arquà Petrarca, cujo solo é extremamente concentrado, originando um vinho de cor rubi intensa, que no nariz traz frutas vermelhas maduras e toques de balsâmico e especiarias. Na boca é suculento, com taninos presentes, mas muito bem integrados, boa acidez e longo final. Extremamente prazeroso, pede comida e vai muito bem com carnes vermelhas. Pode ser consumido hoje, mas deve evoluir bastante na garrafa. Com certeza uma excelente opção para conhecer uma DOC ainda não muito falada no Brasil, mas que também produz preciosidades. Quem traz é a Cardápio Itália, especialista em produtos italianos (www.cardapioitalia.com.br). O preço? R$ 220 no site da Cardápio. Não é barato, mas vale cada centavo. Santé!

O vinho: Vignalta Arquá 2007

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s