Venha cá, que vinho vai com moqueca?

O amigo Aldo Mattos comentou que fará uma jantar tipicamente baiano e arretado, como ele próprio, em que servirá acarajé de entrada e uma gostosíssima moqueca como prato principal. Para fugir da obviedade da cerveja, me perguntou se seria possível harmonizar o jantar com vinho. Claro, Mattos!

De origem indígena, a moqueca é um prato que mistura peixes e frutos do mar com temperos tradicionais da cozinha baiana, e é cozida com ingredientes típicos da região nordeste, tais como o leite de coco e o azeite de dendê, que dão sabor único a este maravilhoso prato, tipicamente brasileiro. Atualmente preparada em panela de barro, diz a lenda que antigamente os índios costumavam cozinhar a moqueca em uma espécie de grelha de varas conhecida como moquém.

A moqueca é um prato bastante encorpado, untuoso, suculento e com aromas e sabores marcantes de pimentão, tomate e coentro. Pensando nesses ingredientes, o vinho ideal para acompanhar esse tipo de prato também precisa ser igualmente intenso em aromas, jovem, com boa acidez, bom corpo e bastante frutado. Nesse caso, minha recomendação seria um sauvignon blanc da Nova Zelândia ou do Chile, de preferência de vales como Casablanca ou San Antonio, mais perto do oceano pacífico, e que trarão mineralidade e frescor. A acidez da sauvignon blanc irá contrabalancear a gordura do leite de coco e do dendê, enquanto suas notas vegetais combinarão perfeitamente com alguns sabores que se destacam no prato, tais como o pimentão e o coentro. Se quiser servir a moqueca com mais de um vinho para ver qual deles harmoniza melhor, sugiro um chardonnay jovem, de boa acidez, mas sem madeira (pode ser do Chile também ou da África do Sul), ou mesmo um rosé, bastante aromático, com muita fruta e frescor.

Bon appetit!

A moqueca baiana

4 respostas em “Venha cá, que vinho vai com moqueca?

  1. A moqueca não é criação baiana. A original é a Capixaba, as outras são adaptações. Na capixaba não vai azeite de dende e nem leite de coco. É a moqueca mais tradicional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s